Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vamos falar um pouco sobre racismo?


Faz um tempinho que não escrevo sobre situações que estão acontecendo no mundo, mas agora estou aqui pra falar sobre o racismo sofrido por artistas negros na internet. O alarde começou quando pessoas fizeram comentários racistas na foto da mulher do tempo do Jornal Nacional, Maria Julia Coutinho, depois a vítima foi Taís Araújo, e por último até o momento, Sheron Menezzes. 
A partir desses ataques, muitas pessoas que diziam que o racismo não existe estão percebendo que ele existe sim, pena que muitos só acordaram pra vida depois que o fato aconteceu com pessoas famosas, mas o racismo está em todos os locais da sociedade, tanto explícito quanto velado, o racismo velado estudado pelo sociólogo Florestan Fernandes pode ser percebido quando o salário da população negra é muito menor que o salário de pessoas brancas que ocupam o mesmo cargo, quando um negro apesar das suas qualidades não é aceito em um emprego por conta do seu cabelo, etc. E o explícito é o que vemos hoje em dia acontecendo nas redes sociais.
O engraçado é que com a internet as pessoas se sentem mais "livres" pra comentar o que querem sobre as outras sem nem sequer pensar nas consequências, já que o Brasil é um país de impunidades, a pessoa denuncia o ato como racismo e o caso é tratado como injúria racial de modo a facilitar a vida do denunciado, mas como assim? E a pessoa que denuncia e sofre a violência, fica como? 
O denunciado paga uma fiança, é liberado, e acabou, continua fazendo as mesmas coisas e mais vítimas ainda.
O que precisa ser feito é a polícia analisar os fatos do jeito que ele é e não de uma forma a facilitar a vida da pessoa que está sendo denunciada, além de serem feitas leis mais rígidas porque mesmo depois de mais de 100 anos da libertação dos negros escravizados ainda existe racismo no Brasil sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário