Páginas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Resenha: India's Daughter



Sinopse:
"Um grupo de seis homens estupra uma mulher de 23 anos anos em um ônibus, em dezembro de 2012 em Nova Déli, e dias depois ela morre no hospital por graves ferimentos internos. Indignadas pela violência, mulheres do país inteiro vão às ruas protestar, mobilizando uma onda mundial de aversão a tal ato. Entrelaçada com a história, as vidas, valores e mentalidades dos estupradores com quem a cineasta teve acesso. Uma reflexão sobre a sociedade e seus valores que geram tais atos violentos e um apelo otimista para uma possível mudança."

Título original: Índia's Daughter
Ano de produção: 2014
Tipo de filme: longa-metragem 
Duração: 1h 3m


Índias's Daughter, Filha da Índia em português, é um documentário sobre a história de uma garota recém formada em medicina, indiana que na volta pra casa depois de sair com um amigo a noite para ir ao cinema, é estuprada por seis homens e acaba morrendo. Neste filme é possível ver a mentalidade primitiva de algumas pessoas com relação ao estupro, onde muitas pessoas acham que a culpa é da vítima por estar saindo tarde de casa fora da companhia de um familiar, por frequentar determinados locais e usar determinadas roupas. Por conta disso o filme foi proibido de passar na Índia, pois segundo as autoridades, incitava os agressores a cometerem o estupro.
Algumas pessoas atribuem a culpa ao fato das mulheres estarem assistindo muitos filmes orientais e estarem achando que podem se comportar de uma forma diferente a sua cultura. Sinceramente eu quase que não consigo assistir tudo, isso por conta dos absurdos que foram ditos ao longo do filme, entrei completamente em choque, mas o documentário não só serviu para as pessoas ficarem sabendo o que acontece nos países em desenvolvimento, e sim para alertar as mulheres de que estupro é crime e precisa ser denunciado, além de que as mulheres não devem sentir vergonha de dizer que foram estupradas. 
Graças ao ocorrido, o número de denúncias na Índia com relação ao estupro sofrido pelas mulheres aumentou cerca de 35% e muitas pessoas, não só mulheres foram as ruas protestar pelo ocorrido, já que um dos estupradores era um menor e ele seria solto depois de três anos.
Além disso tudo, o documentário mostra que a culpa dos estupradores agirem dessa forma é atribuída a sua criação em locais de extrema pobreza e onde é comum ver uma mulher ser agredida ou violentada pelos seus esposos.
Enfim, o filme é recomendado para pessoas que querem saber mais sobre a situação das mulheres em um local tão distante, mas de certa forma que vive uma realidade tão próxima da nossa, e pessoas fortes, já que como eu disse anteriormente, são ditos muitos absurdos durante o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário