Um dia desses, estava assistindo a televisão e de repente me deparo com uma publicidade de uma marca que cria produtos para crianças mostrando meninas com "cabelos de princesa". Nesse mesmo comercial vi que as meninas que tinham cabelo de princesa eram meninas brancas de cabelo liso e pensei "será que uma criança que está vendo isso é chamada de princesa pelos seus pais e não tem um cabelo liso está se sentindo princesa agora?".
Assim nota-se que são considerados cabelos de princesa cabelos lisos e sem frizz de acordo com o comercial. Pode não ter sido a intenção da marca, mas se eu fosse criança ou se qualquer outra criança negra de cabelos crespos que representa uma grande parcela da população infantil no Brasil olhasse para esse comercial, com certeza se sentiria inferior.
Até quando a ditadura do cabelo liso e os padrões de beleza irão atingir a nossa sociedade formada em mais de 50% por negros e principalmente as crianças que estão tendo os seus pensamentos e ponto de vista formados? Até quando irão inferiorizar de maneira escancarada ou até mesmo velada os cabelos crespos?
Temos muitas princesas negras espalhadas pelo mundo, como a princesa Akosua Busia da Família Real de Wenchi em Gana, a princesa Angela de Liechtenstein na Europa e a princesa Keisha omilana da Nigéria. Além delas, temos a princesa Tiana da maior fábrica de princesas do mundo, a Disney.
Então meninas, temos muitas princesas nos representando por ai.
Então meninas, temos muitas princesas nos representando por ai.
Ou seja, seu cabelo liso, crespo, ondulado, cacheado, raspado, seja lá como for também é de princesa!
muito boa a sua critica, apesar de clichê
ResponderExcluirAinda não vi nada na internet sobre o que passou na televisão, mas obrigada mesmo assim, beijos e volte sempre!!
Excluiressa fazer enem
ResponderExcluirE é verdade. Até porque para ser uma princesa basta ter caráter, sensibilidade, carinho e amor por si e pelo próximo.
ResponderExcluirA atriz queniana Lupita Nyong'o é um exemplo também disso.
Beijos.
oeraumavezdeverdade.blogspot.com