Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2016

Resenha - Ele está de volta




Sinopse:
"ADOLF HITLER acorda num terreno baldio. Sente uma forte dor de cabeça. Seu uniforme cheira a querosene. Ele olha à sua volta e não encontra Eva Braun. Nem uma cidade em ruínas, nem bombardeiros a riscar os céus. Em vez disso, descobre ruas limpas e organizadas, cheias de turcos, centenas de turcos. E gente com aparelhos estranhos colados ao ouvido.
E assim, 66 anos depois do fim da Segunda Guerra, na Alemanha de Angela Merkel, Hitler ganha nova vida. Na sociedade do espetáculo, dos reality-shows  e do YouTube, o renascido Fuhrer é visto como uma estrela, que uma televisão ávida por novidades acolhe de braços abertos. A Alemanha da crise, do euro ameaçado, da austeridade, vê nele um palhaço inofensivo. Mas ele é real, assustadoramente real. E, passo a passo, maquiavelicamente, planeja seu regresso ao poder. Construído com alternadas doses de humor e desconforto, Ele está de volta é tanto romance quanto uma comédia de costumes. Livro de estreia de Timur Vermes, marca a chegada de uma estrela literária de primeira grandeza."

Ele está de volta é um livro do escritor Timur Vermes, que de uma forma divertida e extremamente hilária conta a história de nada mais, nada menos do que Hitler no século XXI. Hitler acorda em um terreno baldio no ano de 2011 e ainda achando que está em período de guerra encora uma Alemanha muito diferente dos tempos anteriores. Ao caminhar pelas ruas, pela sua extrema semelhança com o Hitler original, até mesmo por ele ser, as pessoas acham que ele é um sósia comediante, e a partir disso ele ganha um programa de televisão e faz um grande sucesso no youtube.
O autor aborda o assunto de uma forma bastante inteligente, e como o livro é narrado pelo Hitler, em muitos momentos é capaz da pessoa acreditar que o mesmo nem era tão malvado assim, já que ele tenta culpar as pessoas que votaram nele por tudo o que aconteceu de certa forma dizendo que muitas pessoas votaram nele, inclusive os judeus.
Além disso, na minha opinião o autor quis mostrar uma crítica com relação a sociedade atual que vive em prol da tecnologia, principalmente no seguinte trecho do fundo livro:
"Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível, contada pelo ponto de vista de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante."


Achei uma sacada bastante inteligente e adorei o livro, pois mostrou o Hitler que conhecemos nos livros de história de uma forma bastante diferente e sarcástica.
Espero que vocês tenham gostado, beijos!

2 comentários:

  1. Adorei. Histórias da segunda guerra me atraem muito e esse deve ser bem divertido!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir