Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Apropriação Cultural?


Como estamos na semana da consciência negra, nada mais justo do que falar sobre algo relacionado, e por isso estarei aqui falando sobre um dos assuntos mais comentados ultimamente, a apropriação cultural.
Estava assistindo a um programa de tv a cabo quando me deparo com uma reportagem sobre o uso do turbante, nessa matéria só mostravam pessoas brancas na passarela falando sobre o turbante, e os apresentadores do programa, todos brancos dizendo que usavam o turbante para esconder o "bad hair day", em um momento foi dito que quem usavam os turbantes eram os filhos de Ghandy e que as mulheres usavam torço, em nenhum momento foi citada a importância da utilização do turbante para as pessoas negras que estão a cada dia mais se firmando não só no Brasil como no mundo e se identificando como negras, e em nenhum momento foi dito que o uso do turbante representava uma cultura e uma luta.
A apropriação cultural ocorre quando uma cultura dominante pega elementos de uma cultura dominada e de modo a mudar o significado desse elemento.
As pessoas taxam o uso do turbante como um modo de estilo, mas ele tem significado, quando uma mulher branca usa um turbante ela é taxada como linda, estilosa, mas quando uma mulher negra usa um turbante ela é taxada de macumbeira (o que inclusive não é uma coisa ruim e pode ser considerado como racismo contra uma religião de matriz africana) ou dizem que tá usando o turbante pra esconder o "cabelo ruim".
Agora um programa que passa em rede nacional transmite um elemento cultural como um acessório de moda ao invés de mostrar o seu real significado?
Um outro exemplo é o uso das tranças, um negro que usa tranças é taxado de mendigo enquanto uma pessoa branca que usa tranças ou dreads é uma pessoa boa, zen, desapegada de coisas materiais e etc.
Pra não se apegar apenas a questão dos negros, temos também o uso do cocar, onde pessoas se apropriam de um símbolo religioso pra tirar foto estilosa pra o instagram, sendo que o cocar tem um significado.
Quero salientar que não estou dizendo que as pessoas são proibidas de usarem o que querem, mas que essas pessoas devem pelo menos entender o significado daquilo e o que representa para um determinado grupo.
É o mesmo que usar um crucifixo pra pular corda, isso é blasfêmia pra as pessoas de religião católica, use esse exemplo para entender o fato da apropriação cultural e seja feliz.

2 comentários: